Normas para publicação
A Revista Fantástika 451 divulga análises, resenhas e críticas relacionadas às Narrativas Fantástikas, como a Ficção Científica, Fantasia, Horror, Weird e demais relacionadas, tanto em literatura quanto em cinema e outras mídias. Trata-se de uma revista de divulgação voltada ao público em geral – para quem escreve, lê, edita ou estuda – com boa pesquisa e textos responsáveis.
ISSN 2675-0554
Por favor, leia todas as recomendações abaixo antes de enviar seu texto.
ATENÇÃO: Não aceitamos textos enviados por e-mail. Utilize apenas o formulário de envio (link abaixo).
Recomendações sobre estilo e linguagem
A Revista Fantástika 451 quer lançar um desafio a quem colabora com artigos: escrever de forma acessível e com profundidade teórica. Textos em primeira pessoa são bem-vindos, senso de humor também.
Não pretendemos manter nem um periódico de entretenimento e divulgação da área de ciência nem uma revista estritamente acadêmica. Somos um meio-termo entre periódicos acadêmicos, como Revista Estudos Avançados, Lua Nova e Nature, e revistas de divulgação científica, como Revista Pesquisa Fapesp, Ciência Hoje e Scientific American.
Aceitamos tanto artigos quanto resenhas. Os textos recebidos serão analisados pelo Conselho Editorial antes de serem aprovados para publicação. É possível que artigos ou resenhas sejam aprovados com uma solicitação de ajustes. Todos os textos publicados passam por uma etapa de revisão.
Para facilitar, seguem algumas recomendações.
Antes de enviar o texto, verifique se seu artigo ou resenha leva em conta estas recomendações:
Citar generosamente a obra analisada, com mais de dois trechos que ilustrem sua argumentação. Caso seja filme ou série, vale citar trechos de diálogos sempre que possível. Este procedimento garante vivacidade à redação e fundamento ao raciocínio.
Verifique se a linha de raciocínio foi seguida: a proposta do artigo ou resenha condiz com a linha argumentativa e com a conclusão?
Evitar construções generalistas e afirmações vagas. Procure apontar, na obra em análise, características específicas e justificativas que fundamentem seus argumentos.
Principalmente no caso de artigos, fundamentar a argumentação em outras pesquisas e leituras. Não se esqueça da importância de citar pensamentos e pesquisas brasileiras, fortalecendo quem desbrava esses temas por aqui. Em bancos de artigos, dissertações e teses, você pode encontrar investigações de pares do Brasil que fazem trabalhos muito interessantes.
Título e subtítulo são atraentes e resumem os principais nomes e obras analisados
É interessante apresentar uma linha biográfica simples sobre quem escreveu a obra em análise ou mesmo fornecer dados sobre seu contexto histórico.
Não aceitaremos textos com conteúdos preconceituosos, discriminatórios ou que perpetuem opressões de qualquer tipo. Ao escolher o tema, a bibliografia e a linguagem do seu texto, recomendamos que reflita sobre escolhas que levem a uma produção mais diversa e inclusiva —compreendendo questões de raça, gênero etc. —, evitando perpetuar invisibilidades.
Recomendações sobre o formato
Não serão aceitos textos que fujam das normas abaixo:
Artigos em língua portuguesa enviados até o prazo da edição corrente por meio do formulário eletrônico neste link.
Texto em arquivo nos formatos: .doc, .docx, .odt ou .rtf
Apenas um texto de sua autoria por edição.
Resumo biográfico (minibiografia) com até 300 caracteres com espaço. Opcional: inserir e-mail de contato e/ou site, blog ou redes sociais.
Caso você sinta necessidade de inserir imagens para melhor compreensão do texto:
Resolução: suficiente para a boa visualização da imagem pelos leitores, sem deformação ou pixelização (mínimo de 300 dpi).
Não utilize imagens cujos direitos autorais não permitam reprodução livre.
O Conselho Editorial reserva-se o direito de retirar imagens consideradas como de baixa resolução ou inapropriadas.
Artigos
Limite de tamanho: 14 mil caracteres com espaço, incluindo título e bibliografia.
Resumo (obrigatório): limite de 500 caracteres com espaço, mais palavras-chave.
Palavras-chave (obrigatórias): no mínimo 3, no máximo 6.
Citações e referências (obrigatórias): formato ABNT.
Resenhas
Limite de tamanho: 4 mil caracteres com espaço.
Além do texto da resenha, é obrigatório o envio de trecho da obra resenhada (com o limite de até 800 caracteres com espaço).
Inserir ao final os seguintes dados (obrigatório): título completo da obra resenhada, autoria, tradução (se houver), editora, ano da publicação da primeira edição e número de páginas.
Dúvidas ou inquietações? Escreva para fantastika451@gmail.com.
Autorizações e informações sobre procedimentos
Ao enviar o texto para avaliação, você se declara ciente das seguintes autorizações e informações:
As opiniões, ideias ou conceitos emitidos nos textos — bem como qualquer questão relacionada a plágio, litígios e ações judiciais — são de inteira responsabilidade de quem os escreveu ou os enviou. A Revista, quem a edita e quem a divulga se eximem de tais responsabilidades.
A Revista Fantástika 451 não aceitará textos discriminatórios ou preconceituosos, que desrespeitem as variadas formas de existir e de estar no mundo. O Conselho Editorial poderá sugerir ajustes na redação de artigos, ensaios e resenhas com base nesses valores.
É reservado ao Conselho Editorial o direito de realizar — em constante diálogo com as pessoas que colaboram com a Revista — ajustes textuais e adequação dos artigos às normas da publicação, inclusive na redação de resumos e títulos.
Por não ser esta a proposta da Revista Fantástika 451, não publicaremos criação literária. Ou seja, não aceitaremos contos, trechos de romances ou poesia: já existem excelentes revistas nacionais voltadas à produção literária, como a Mafagafo e a Trasgo, entre outras. Elas são o espaço ideal para enviar esse tipo de material e encorajamos a publicação de mais conteúdos fantástikos brasileiros.
Envie seu texto
Aceitaremos textos para a edição v.3 2020 até dia 15 de março de 2020.